O Seu Apoio

O seu apoio e a sua Doação
Conto com o seu apoio e a sua ajuda para que possamos continuar com este site, gerando informações relevantes para o seu entretenimento.
Daí, registramos nosso pedido para você deixar a sua curtida, seus comentários e compartilhar com as pessoas queridas de sua rede. Da mesma forma, respeitosamente, pedimos a sua doação, importante para a manutenção e desenvolvimento do site.
Desde já, muito obrigado!

Padroeiros

 Esta página bem podia ter o seu conteúdo inserido naquela titulada “Nomes”, visto que apresenta nomes de envergadura associados à academia Farmacêutica. Decidimos, no entanto, em nome de uma melhor organização, criar uma página específica sobre o tema “Religião” em função de ele estar intimamente ligado a muitos momentos da profissão farmacêutica. Iniciamos com São Giovanni Leonardi canonizado em 17 de abril de 1938 e proclamado santo padroeiro dos farmacêuticos pelo Papa Bento XVI em 8 de agosto de 2006. A  data de comemoração litúrgica é 9 de outubro.


Padroeiro dos Farmacêuticos
17 de abril


Veja o selo comemorativo na Guia "Documentos"

***


Santos Padroeiros - Cosme e Damião

Considerados padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos os dois irmãos gêmeos têm sua história repleta de indagações e recheada de muitas lendas que remontam à Mitologia Grega. Contam que sua origem está na Arábia e que seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Existem referências de que ambos se dedicaram às ciências médicas e que prestavam seus serviços sem nada cobrar. 


A festa litúrgica da Igreja Católica ocorre em 26 de setembro e é nesta data que Portugal comemora o Dia do Farmacêutico.

Padroeiros dos Farmacêuticos


As figuras de Cosme e Damião também estão intimamente ligadas a outras religiões e sua comemoração é feita em 27 de setembro.

***


Um Padroeiro muito popular

Você sabe qual a relação do Papai Noel com a Profissão Farmacêutica?

A relação do Papai Noel com o Farmacêutico existe e está registrada na história dos padroeiros de profissões. Isto porque a figura e a lenda de Papai Noel foi criada à imagem de São Nicolau, sua bondade e seu espírito de doação. O mesmo espírito de doação e de trazer o bem-estar no qual está impregnada a essência da profissão farmacêutica.

São Nicolau, também conhecido como São Nicolau de Mira e São Nicolau de Bari, é um dos padroeiros dos farmacêuticos para a igreja católica. Tido como um dos mais conhecidos em todo o mundo, sua história é repleta de muitos acontecimentos que se misturam em acontecimentos históricos e lendas desenhadas pela cultura popular. Quando ainda jovem, Nicolau foi consagrado bispo de Mira (hoje Turquia).

Padroeiro dos Farmacêuticos
6 de dezembro



Uma homenagem a Santa Gemma...
E uma correção histórica

Faz parte da cultura popular que Santa Gemma Galgani é padroeira dos farmacêuticos. Podemos encontrar muitas referências de que isto é uma verdade, não exclusivamente em um país, mas em vários como a Itália, Portugal e Brasil. Podemos encontrar várias páginas eletrônicas na Internet que declaram esta situação e podemos ver sua imagem em vários locais associados à nossa profissão. Eu mesmo, quando presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro – Brasil, tinha em minha sala um grande retrato de Santa Gemma Galgani.

Festa Litúrgica: 11 de abril

Conheci farmacêuticos ligados à política de âmbito profissional que se empenharam, de maneira infrutífera – é verdade - em colocar o Dia do Farmacêutico no Brasil, no Dia de Santa Gemma. Atualmente, este dia (o dia do Farmacêutico no Brasil) tem sua data formalmente definida em 20 de janeiro e ligado à história da Associação Brasileira de Farmacêuticos. De qualquer maneira, Santa Gemma já fazia então, como ainda faz, parte da nossa história.

Curioso que, ao escrever sobre os padroeiros, sem querer, de nenhuma forma, forçar uma tendência religiosa, mas marcar uma verdade reconhecidamente histórica da nossa profissão, eu não encontrei nenhuma evidência de que Santa Gemma fosse padroeira dos Farmacêuticos. Ao contrário de São João Leonardo, de São Nicolau, e de São Cosme e São Damião todos consagrados padroeiros pela Igreja, não existe tal título para Santa Gemma Galgani.  

Sabemos que o título de “Padroeiro” não é conferido pelos devotos, mas exclusivamente pela Igreja, por aprovação Papal, assim como outros títulos, tais como “Beato” e “Santo”. Sempre de maneira formal e de forma documental.

Para nós do Blog Achei!!Farmácia foi uma surpresa. Estávamos diante de uma situação única e em nome da história da farmácia não poderíamos deixar de nos posicionar ao lado da verdade. Em muitos lugares, nenhuma informação aparece sobre o patronato de Santa Gemma. Em muitos outros lugares, a indicação de que a Santa é a padroeira dos Farmacêuticos. Em outros lugares, aparece como a padroeira dos farmacêuticos e até dos alquimistas. Em nenhum lugar consta a indicação clara e direta de que Santa Gemma não é padroeira dos Farmacêuticos. Decidimos então nos posicionar a respeito.

A História de Santa Gemma Galgani
Gemma nasceu na Itália, era filha de farmacêutico e, desde cedo, desenvolveu a prática religiosa através da oração. Consta que, ainda menina, passou por muitos problemas pessoais e espirituais suportando-os de maneira impressionante. Segundo o registro de sua história de vida, Gemma Galgani teve visões, êxtases, revelações, manifestações sobrenaturais miraculosas e sofreu com estigmas periódicos. Tudo isto suportado pela fé. O conhecimento sobre a Santa e sua vida foi promovido após a publicação de suas cartas. Foi beatificada em 1933; foi canonizada em 1940 pelo Papa Pio XII e faleceu com 25 anos em 11 de abril.
Uma correção histórica
Encerrando o nosso quadro sobre os padroeiros, sentimo-nos hoje na obrigação de esclarecer a todos que Santa Gemma Galgani não é padroeira da Profissão Farmacêutica, ao contrário do que prega a cultura popular, ao contrário do que poderemos encontrar em muitos escritos leigos e muitas páginas eletrônicas na internet.
A ela não lhe foi conferido o título de padroeira pela Igreja, não existindo nenhum documento a esse respeito.
Em nome da verdade histórica assim está registrado no Blog Achei!!Farmácia.

Uma homenagem à Santa Gemma Galgani
Mesmo reconhecendo que até hoje não lhe foi conferido o título de padroeira dos farmacêuticos e entendendo que este título só lhe pode ser dado pelo Papa, sabemos que muitos farmacêuticos religiosos em todo o mundo são devotos da Santa Gemma. A ela o nosso maior respeito e a nossa mais profunda admiração. Sempre.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog