domingo, 21 de fevereiro de 2016

A farmacêutica por trás da canção "Parabéns para Você!"

Série Curiosas


Somos apaixonados pela nossa profissão; é certo. Nós estamos nos comunicando o tempo todo para falar dela e sobre ela. Com a criação da grande rede, conhecida como Internet, as nossas “sinapses” se multiplicaram e trocamos dados e informações em todos os momentos, sobre tudo que nos afeta como profissionais da farmácia e sobre sua história, curiosidades, verdades, lendas e nomes. E como paixão... Não existe hora, nem dia, nem final de semana, nem feriado.

Assim, navegando por uma das redes – o facebook – vi um “post” colocado por uma colega que se referia a autoria da letra em português da canção "Parabéns a Você" criada para substituir aquela da canção americana “Happy Birthday” que homenageia os aniversariantes. 
Em um domigo de março (4 de março de 2012), nossa colega – Amélia Perez – mais uma apaixonada pela história da farmácia, e minha amiga de Facebook, lembrava-nos sobre Bertha Celeste Homem de Mello, brasileira, poetisa, professora e farmacêutica.

O nosso Blog Achei!!Farmácia vibra com tais achados que devem ficar bem registrados em nossa história e devem ser do conhecimento de todos os farmacêuticos. O “Achei!!Farmácia” vibra em sintonia com farmacêuticos como Amélia.

Depois da homenagem, fica a obrigação de passar para todos os que nos cercam a letra correta da música:

“Parabéns a você,
nesta data querida,
muita felicidade,
muitos anos de vida".

A origem da música:
Seu nome original é “Good Morning to All” (“Bom dia a Todos”)
Melodia criada por duas irmãs professoras, Mildred e Patricia Smith Hill, para motivar seus alunos logo no início das aulas. Foi registrada em 4 de março de 1893.

O plágio:
A letra foi copiada sem autorização e o verso “Good Morning to All” foi substituído por “Happy Birthday To You”. Isto em 1924. Desta maneira, a canção ganhou o mundo inteiro.

Os direitos autorais e os royalties
As irmãs ganharam na justiça os direitos autorais da música e, segundo consta os royalties pertencem à gravadora Warner.
Veja mais em:

O concurso no Brasil
Em 1942, a antiga Rádio Tupi (Rio de Janeiro) promoveu um concurso para a criação em português do famoso "Happy Birthday To You".
Ganha o Concurso da letra, Bertha Celeste Homem de Mello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...