quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Desafio radical

Em nossa cruzada pela Internet, o Blog Achei!!Farmácia não pode deixar de navegar pelas redes sociais.  Desta maneira, percorrendo pelo “facebook” eis que achamos uma verdadeira “pérola” que infelizmente não tem nada de original, mas retrata de forma contundente o grande risco com o qual temos de conviver nos dias de hoje em nossas rotinas na Farmácia. Estamos nos referindo ao desafio radical de interpretação das escritas em prescrições, conhecidas como receitas médicas. Radical, porque vidas são colocadas em perigo! E se não é original, maior é o mal...
***
Imagem
Contribuição do colega
Leonardo Légora – CRF-RJ
Farmacêutico Homeopata
***
Esperamos que algum dia, imagens como estas sejam consideradas apenas verdadeiras raridades. Esperamos que esta figura, que agora nós postamos, seja vista no futuro pelos nossos leitores como parte da nossa história passada.
É uma verdade histórica: No passado as receitas eram propositadamente elaboradas no sentido de só serem entendidas por determinados farmacêuticos. Em outras palavras, o médico acertava com o farmacêutico da região como seriam escritas as suas receitas, incluindo até mesmo alguns símbolos exclusivos. As receitas, não só tinham letras ilegíveis, mas símbolos próprios que só determinado médico e só determinado farmacêutico saberiam decodificá-las. Com isto estava garantido que o medicamento só seria manipulado (e comprado) em uma única farmácia. Um acordo.
O tempo passou, o número de interpretações errôneas provocou males no mundo todo. Os usuários de medicamentos tornaram-se mais esclarecidos, criaram mecanismos legais de proteção. Legislação específica foi feita e aprovada no sentido de tornar as receitas legíveis... Mas ainda temos casos deste tipo que “pipocam” em muitos cantos e caem exatamente nas mãos dos Farmacêuticos.
Não aceitar descalabros deste tipo é impor-se como profissional; é proteger a população. 
Acreditamos que em simples atitudes diárias e exemplares que rechaçam os riscos de erro de medicação (como tais escritos), conquistaremos o que todos esperam: o respeito pelo Profissional Farmacêutico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...