sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Uma Missão para o Conselho Regional de Farmácia

Todo conselho profissional é uma autarquia federal com obrigações definidas por lei e com deveres explícitos para com a sociedade e para com os profissionais. Cada conselho regional busca cumprir suas obrigações conforme reza a legislação e de acordo com a gestão de cada mandato (seus diretores e conselheiros eleitos por voto direto).

A Missão escrita pelo CRF-RJ, em março do ano de 2006

Cabe aos conselhos de cada estado determinar a melhor forma de realizar seus trabalhos em prol da proteção da sociedade e em prol da valorização profissional respeitando os ditames da lei. Por isto mesmo, acreditamos ser indispensável um planejamento estratégico bem desenhado como base principal de todos os trabalhos. Em outras palavras, escrever – e divulgar, de maneira formal – a sua Missão, é o primeiro passo de uma caminhada que se propõe séria.

Daí, muitos conselhos profissionais já terem suas missões estabelecidas há anos. Isto serve para todas as profissões, e não podemos ignorar a profissão farmacêutica que mostra este cuidado por parte de muitos conselhos regionais em todo o país.

Tão importante quanto elaborar uma Missão e divulgá-la de maneira formal, conhecê-la é fundamental para os profissionais que pretendem atuar sob sua luz. Ao desenharmos uma missão estamos determinando como somos (ou como buscamos ser) e ao divulgá-la ao meio, nos compromissamos com todos. Ao conhecê-la, podemos ter um norte, ao mesmo tempo em que podemos exigir que este norte seja respeitado por aqueles que nos representam.

O Achei!!Farmácia pinçou - entre as centenas de Missões que existem de várias profissões e entre as dezenas que existem no universo farmacêutico brasileiro - a Missão escrita pelo CRF-RJ, em março do ano de 2006. Ela não foi escolhida por ser melhor, nem pior; muito menos por ser definitiva; mas por ser atual, validada e por ter sido idealizada em conjunto com muitas cabeças farmacêuticas e escrita com muitas mãos em momentos de muito comprometimento nos quais eu tive a alegria e a honra de estar presente e participar. Vale conhecer:

A MISSÃO DO CRF-RJ  (março/ 2006)
Zelar pela ética, qualidade e valorização do exercício profissional farmacêutico, visando a defesa da saúde, da segurança e do bem-estar da coletividade.

A FORMALIDADE DA DECLARAÇÃO
A formalidade desta declaração foi aprovada pelos farmacêuticos eleitos na época como conselheiros na “354ª Reunião Plenária do CRF-RJ, realizada em 22 de março de 2006”, como consta na referida ata.
Esta missão foi escrita com base em Valores específicos, declarados e junto com eles, uma Visão de Futuro foi cuidadosamente escrita. Valores e Visão trataremos em outra ocasião; por ora, ficamos na Missão.

A DIVULGAÇÃO
Vale lembrar que até a inserção neste “post” em nosso Blog Profissão Farmacêutica (16/09/2011), ela vem sendo exibida no site do CRF-RJ, para todos os profissionais - http://www.crf-rj.org.br/crf/instit/valores/index.asp

Agora fica, de vez, em nosso blog.
Carlos Santarem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...