quarta-feira, 27 de julho de 2011

Respeito ao Farmacêutico!

Este filme divulgado pelo Youtube e publicado pelo Blog Profissão Farmacêutica em outubro de 2010 está hoje - 27/07/2011 -  com mais de 200.000 acessos.
Ela explora o primeiro dia de uma farmacêutica em uma farmácia hospitalar e seu sonho de trabalhar em equipe com os seus colegas médicos e enfermeiros. Ao expor seus sonhos a um farmacêutico com mais idade e com mais experiência ouve do colega: “Que tipo de terapia medicamentosa você está passando!?”
De maneira irônica, o farmacêutico a desafia:
“Muito bem, se pretende trabalhar com médicos e farmacêuticos como um time, esta é a sua chance...”.
A partir daí, ela experimenta sua relação com enfermeiras, médicos, inspetores, auditores e até com “malucos” que acreditam ser o farmacêutico uma peça desnecessária e facilmente descartável. O ambiente não se mostra a seu favor e até o funcionário da farmácia, não se importa com seus questionamentos, preferindo atender todos os pedidos de imediato, sem ouvi-la. Ao mesmo tempo, ouve descalabros quanto ao conhecimento de medicamentos e desaforos que a deixam, a cada minuto, verdadeiramente irritada.
”Se você pretende exercer a medicina, curse uma faculdade médica!!!”
“No mundo dos medicamentos o médico é o rei!”
Daí para frente a história se desenrola de maneira curiosa e muito gostosa de se assistir.
O melhor: A personagem principal – nossa colega farmacêutica – mostra que respeito é bom, nós gostamos, mas depende principalmente de nós e de nossa atitude, a grande mudança de um cenário desfavorável aos farmacêuticos que ocorre não só nas terras de idioma inglês. E ela faz isto cantando e “contaminando” a todos com a sua forma de pensar.
Trabalhar em equipes multidisciplinares em prol da saúde e do bem estar dos cidadãos não é um sonho, nem um filme; e pode ser extremamente facilitado com respeito mútuo entre as partes. A sociedade agradece.
Vale assistir, vale pensar a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...